Mapa da Biodiversidade (II)

Mapa da Biodiversidade (II)

Atividade do Mapa da Biodiversidade

Como é que os seres vivos estão distribuídos pelo mundo? Existem em todos os locais do mundo? Ou estão distribuídos por diferentes locais?

Nesta atividade explora-se o conceito de Biodiversidade e o impacto da conservação das espécies nos ecossistemas, no ambiente, na economia, na cultura. Especificamente, os alunos:

(1) seguindo pistas, completam um jogo de correspondência para o qual têm de determinar a localização no mapa mundo de diferentes animais e plantas.

(2) vestem a pele de um cientista e, seguindo pistas e/ou informação factual, determinam o estatuto de conservação de algumas espécies (ameaçada, quase ameaçada e pouco preocupante). Adicionalmente, podem desenvolver um plano de conservação daquelas que se encontrarem ameaçadas.

Objetivos da Atividade

  • Introduzir o conceito de biodiversidade e de espécie.
  • Explorar o conceito de espécie extinta, ameaçada, quase ameaçada e pouco preocupante.
  • Compreender o impacto da conservação das espécies nos ecossistemas, no ambiente, na economia, na cultura.
  • Compreender os critérios científicos que determinam o estatuto de conservação de uma espécie.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem aqui listados correspondem a conceitos e noções que se pretende que os alunos conheçam com a realização desta atividade:

 Determinar a localização geográfica de um animal ou planta recorrendo a:

  • conhecimentos prévios (cultura geral e senso comum);
  • informação visual em fotografias e/ou ilustrações;
  • informação científica, histórica e cultural.
 Compreender que existe uma enorme diversidade de organismos vivos no nosso planeta e que estão distribuídos por uma diversidade de ecossistemas (conceito de Biodiversidade).

 Compreender que algumas espécies de seres vivos identificadas já não existem (conceito de Extinção).

 Identificar os fatores de ameaça à manutenção da Biodiversidade.

 Reconhecer o impacto da conservação das espécies nos ecossistemas, no ambiente, na economia, na cultura.

Determinar o estatuto de conservação de uma espécie a partir da integração de vários factos: 1) científicos (distribuição geográfica, nº de indivíduos, importância para o ecossistema, habitat), 2) importância para a comunidade (fonte de rendimento, valor religioso, cultural), e 3) ameaças existentes à sua preservação na Natureza.

Ligação ao Currículo

 Esta atividade cumpre com as orientações curriculares para o 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente com a área de ‘Estudo do Meio’, no domínio de ‘Conhecimento do Meio Natural e Social, Subdomínio ‘Sustentabilidade’ no que diz respeito a: a) análise de problemas naturais e sociais associados a alterações nos ecossistemas; b) reconhecimento da importância da preservação da biodiversidade e dos recursos para garantir a sustentabilidade dos sistemas naturais.

Nota: retirado do site Metas de Aprendizagem do Ministério da Educação.

Material necessário

  • Um mapa mundo
  • Imagens de animais (inseridas no Guia para descarregar)
  • Pistas de localização (inseridas no Guia para descarregar)
  • Jogo dos estatutos de conservação (inseridas no Guia para descarregar)

NOTA: as imagens, as pistas da localização e as pistas dos estatutos de conservação servem apenas como ponto de partida para uma possível adaptação das atividades consoante a tipologia da turma e idades-alvo. Para além dos animais, poderão ser introduzidas imagens de plantas ou outros organismos. As pistas poderão revelar-se demasiado complexas ou insuficientes; daí que possa ser necessário um trabalho extra de adequação das mesmas.

Duração Prevista

Introdução da atividade aos alunos: 20-30 minutos

Explorar 1 – Jogo do mapa: 30-40 minutos

Explorar 2 – Jogo dos estatutos de conservação: 30-40 minutos

Discussão dos resultados e conclusões: 20-30  minutos

Tempo total necessário: 110 – 150 minutos

NOTA: Não inclui preparação prévia de material

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