Mapa da Biodiversidade (I)

Mapa da Biodiversidade (I)

Atividade do Mapa da Biodiversidade

Como é que os seres vivos estão distribuídos pelo mundo? Existem em todos os locais do mundo? Ou estão distribuídos por diferentes locais?

Nesta atividade explora-se o conceito de Biodiversidade e de espécie, assim como o conceito de espécie extinta. Especificamente, os alunos, seguindo pistas, completam um jogo de correspondência para o qual têm de determinar a localização geográfica no mapa mundo (ou de uma região) de diferentes animais e plantas.

Objetivos da Atividade

  • Introduzir o conceito de biodiversidade e de espécie.
  • Explorar o conceito de espécie extinta.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem aqui listados correspondem a conceitos e noções que se pretende que os alunos conheçam com a realização desta atividade:

 Determinar a localização geográfica de um animal ou planta recorrendo a:

  • conhecimentos prévios (cultura geral e senso comum);
  • informação visual em fotografias e/ou ilustrações;
  • informação científica, histórica e cultural.
 Compreender que existe uma enorme diversidade de organismos vivos no nosso planeta e que estão distribuídos por uma diversidade de ecossistemas (conceito de Biodiversidade).

 Compreender que algumas espécies de seres vivos identificadas já não existem (conceito de Extinção).

Material necessário

  • Um mapa mundo.
  • Cartões pequenos e plastificados com imagens de diferentes espécies animais e/ou plantas e respetivas pistas de localização (listagem exemplificativa das espécies e respetivas pistas fornecida no GUIA DO PROFESSOR para descarregar).

NOTA: os exemplos fornecidos no GUIA DO PROFESSOR para descarregar servem apenas como ponto de partida para uma possível adaptação da atividade. A informação fornecida, como os factos ou pistas, poderá revelar-se demasiado complexa ou insuficiente; daí que possa ser necessário um trabalho extra de adequação das mesmas. A seleção final, essa ou outra, deverá ter em conta as idades dos alunos, o ano de escolaridade e a tipologia da turma.

Duração Prevista

Introdução da atividade aos alunos: 20-30 minutos

Explorar – Jogo do mapa: 30-40 minutos

Discussão dos resultados e conclusões: 20-30  minutos

Tempo total necessário: 70-100 minutos

NOTA: Não inclui preparação prévia de material

QUEM SOMOS

O Ciência em Três é uma plataforma que reúne recursos para a aprendizagem das Ciências da Vida, desenvolvidos pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Destina-se a professores de todos os ciclos de ensino pré-universitário, educadores e comunicadores de Ciência, e a todos os curiosos pelas Ciências da Vida.
Questionar, explorar e descobrir o mundo que nos rodeia, são três tempos de ciência que consideramos fundamentais para a sua aprendizagem e o desenvolvimento de espírito crítico. São também a marca que dá a esta plataforma o seu nome e as suas características únicas.
Explore os nossos materiais e desafie-se, transformando as suas aulas num laboratório de criatividade e entusiasmo!

NEWSLETTER

Para que possa receber informação sobre conteúdos novos inseridos nesta plataforma, subscreva a nossa newsletter.

SUBSCREVER

Depois de implementar esta atividade, diga-nos como correu. Há algum aspecto que gostaria de ver melhorado?

Projetos Relacionados