Eu e o Meu Corpo: à descoberta das células (II)

Eu e o Meu Corpo: à descoberta das células (II)

Atividade Eu e o Meu Corpo para o 1º Ciclo

Porque será que os órgãos do corpo humano são todos tão diferentes?

Nesta atividade os alunos descobrem o conceito de célula: morfologia, função e relação com os órgãos do corpo. Especificamente, os alunos:

(1) fazem corresponder diferentes órgãos e células que os constituem à respetiva localização no corpo humano;

(2) observam ao microscópio uma ou mais preparações celulares definitivas (se a escola dispor deste material);

(3) constrõem células de diferentes órgãos do corpo humano utilizando plasticina.

Objetivos da Atividade

  • Abordar pela primeira vez, ou aprofundar, o conceito de célula, o seu tamanho e sua existência em diferentes formas e funções no organismo humano.
  • Contactar e aprender a manipular o microscópio ótico.
  • Observar e identificar ao microscópio ótico a forma de diferentes preparações de células humanas.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos, relacionando-os com o conhecimento prévio, e explorar a criatividade dos alunos, através da construção de diferentes células com plasticina.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem aqui listados correspondem a conceitos e noções que se pretende que os alunos conheçam com a realização desta atividade:

 As células são como os tijolos de uma casa, são unidades que constrõem todos os seres vivos.

No corpo humano existem cerca de 100 biliões de células e de 200 tipos diferentes.

 Cada órgão do corpo humano é um conjunto de tecidos formados por células de diferentes tipos, em que cada tipo desempenha uma determinada função.

 Células de órgãos diferentes têm formas e tamanhos diferentes mas todas trabalham em equipa para o organismo funcionar.

 As células são tão pequenas que não são visíveis a olho-nu; só através de um microscópio é possível observá-las.

 Os cientistas estudam as funções das células nos órgãos através de estudos em animais como o porco, ratinho, peixe ou sapo.

Material necessário

EXPLORAR 1:

  • Imagem de corpo humano (inserido no Guia para descarregar)
  • Imagens de órgãos à escala do corpo humano (inserido no Guia para descarregar)
  • Velcro/fita-cola

 EXPLORAR 2:

  • Microscópio ótico (ampliações 10x, 40x)
  • Preparações definitivas de diferentes células

 EXPLORAR 3:

  • Caixas de Petri (ou outro tipo de suporte)
  • Plasticina de diversas cores
  • Imagens das células e respetivos órgãos do corpo humano (inserido no Guia para descarregar)
  • Vídeo ‘Eu e o meu corpo’ (disponível na secção Vídeos)

Duração Prevista

Introdução da atividade aos alunos: 20-30 minutos

Explorar 1 – Órgãos do Corpo Humano!: 15-20 minutos

Explorar 2 – Observação ao Microscópio (opcional): 15-30 minutos

Explorar 3 – Células de Plasticina e Registo: 20-30 minutos

Discussão dos Resultados e Conclusões: 20 minutos

Tempo total necessário: 90-130 min.

NOTA: Não inclui preparação prévia de material

Licença Creative Commons
O trabalho Eu e o Meu Corpo: à descoberta das células II de Ciência em Três-Instituto Gulbenkian de Ciência está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

QUEM SOMOS

O Ciência em Três é uma plataforma que reúne recursos para a aprendizagem das Ciências da Vida, desenvolvidos pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Destina-se a professores de todos os ciclos de ensino pré-universitário, educadores e comunicadores de Ciência, e a todos os curiosos pelas Ciências da Vida.
Questionar, explorar e descobrir o mundo que nos rodeia, são três tempos de ciência que consideramos fundamentais para a sua aprendizagem e o desenvolvimento de espírito crítico. São também a marca que dá a esta plataforma o seu nome e as suas características únicas.
Explore os nossos materiais e desafie-se, transformando as suas aulas num laboratório de criatividade e entusiasmo!

NEWSLETTER

Para que possa receber informação sobre conteúdos novos inseridos nesta plataforma, subscreva a nossa newsletter.

SUBSCREVER

Depois de implementar esta atividade, diga-nos como correu. Há algum aspecto que gostaria de ver melhorado?

Projetos Relacionados