Extração de DNA

Extração de DNA

Atividade da Extracao ADN para o Secundário

Existe alguma forma de conseguirmos extrair o DNA das células de forma a vê-lo? Qual será o seu aspecto?

Nesta atividade os alunos aprendem um dos procedimentos experimentais mais comuns num laboratório de Biologia Molecular. Consiste na extração do DNA de células vegetais ou animais seguindo um protocolo experimental análogo ao que é utilizado nos laboratórios, mas usando reagentes e materiais facilmente disponíveis nas nossas casas.

Objetivos da Atividade

  • Aprender procedimentos experimentais para extrair DNA de células animais e vegetais, semelhantes aos usados em laboratórios de investigação.
  • Compreender e descrever as transformações físicas e químicas que ocorrem em cada passo da extração de DNA.
  • Relacionar a extração do DNA com a sua utilização em algumas tecnologias de DNA recombinante: clonagem (em bactérias), manipulação genética (de plantas, de mamíferos), biotecnologia, sequenciação.

Material necessário

  • 1 frasco de álcool (mantido no congelador durante pelo menos 2h antes da experiência);
  • sal de cozinha;
  • detergente da loiça (ou champô sem amaciador);
  • gelo e 1 recipiente para gelo (se não existir frigorífico);
  • pontos de água.
Por grupo:

  • 1 morango ou 1 banana;
  • 6 copos de plástico transparente (para ser reutilizados entre experiências) ou 3 copos de plástico e 3 tubos transparentes;
  • 1 colher de sobremesa;
  • 1 colher de chá;
  • 1 prato;
  • 1 faca;
  • 1 garfo;
  • 2 filtros de café;
  • 1 proveta;
  • 1 saco ziplock (ou outro tipo);
  • 1 palito;
  • 1 funil;
  • 1 pedaço de cartolina preta.

Nota: esta lista inclui o material total para as 3 opções sugeridas no Guia do Professor.

Duração Prevista

Introdução da atividade aos alunos: 60-90 minutos

Extração do DNA: 20-40 minutos

Discussão dos resultados e conclusões: 20-30 minutos

Tempo total necessário: 100-160 minutos

NOTA: Não inclui preparação prévia de material

QUEM SOMOS

O Ciência em Três é uma plataforma que reúne recursos para a aprendizagem das Ciências da Vida, desenvolvidos pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Destina-se a professores de todos os ciclos de ensino pré-universitário, educadores e comunicadores de Ciência, e a todos os curiosos pelas Ciências da Vida.
Questionar, explorar e descobrir o mundo que nos rodeia, são três tempos de ciência que consideramos fundamentais para a sua aprendizagem e o desenvolvimento de espírito crítico. São também a marca que dá a esta plataforma o seu nome e as suas características únicas.
Explore os nossos materiais e desafie-se, transformando as suas aulas num laboratório de criatividade e entusiasmo!

NEWSLETTER

Para que possa receber informação sobre conteúdos novos inseridos nesta plataforma, subscreva a nossa newsletter.

SUBSCREVER

Depois de implementar esta atividade, diga-nos como correu. Há algum aspecto que gostaria de ver melhorado?

Projetos Relacionados