Genes em Ação

Genes em Ação

Atividade dos Genes em Ação

Porque temos coisas em comum com outras pessoas e outras que mais ninguém tem?

Nesta atividade os alunos exploram o conceito de hereditariedade e de genes (sem que estes nomes sejam utilizados explicitamente), utilizando exemplos de características físicas transmitidas entre progenitores e descendência: altura, largura, tipo de cabelo, formato da cara, cor dos olhos, pele e cabelo e formato das orelhas. Especificamente, os alunos:

  • criam e descodificam a “receita de ADN” de um amigo imaginário;

  • observam que variações nas instruções da receita (nos genes) originam características diferentes nos amigos imaginários.

Objetivos da Atividade

  • Abordar o conceito de hereditariedade, em que cada organismo herda dos progenitores uma combinação única de características.
  • Aprender que o ADN contém as instruções que especificam as características de um organismo.
  • Investigar no ADN, o código de cada característica, cuja informação está dividida em segmentos (os genes) e é escrita pela combinação de quatro símbolos (as bases adenina, guanina, citosina e timina).
  • Observar que variações na informação do ADN originam características diferentes.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos, e explorar a criatividade com os alunos, através da construção de um amigo imaginário.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem aqui listados correspondem a conceitos e noções que se pretende que os alunos conheçam com a realização desta atividade:

 Apesar de parecidos (um nariz, dois olhos, duas pernas) cada um de nós é único.

 Dentro do nosso corpo existem instruções que nos fazem ser como somos.

 Pequenas diferenças na informação que nos constroi causam diferentes características.

 Herdamos essa informação dos nossos pais.

Ligação ao Currículo

 Esta atividade cumpre com as orientações curriculares para a Educação pré-escolar, nomeadamente com a área de ‘Conhecimento do Mundo’, no domínio de ‘Conhecimento do Ambiente Natural e Social’ no que diz respeito à identificação e reconhecimento de características individuais.

 Esta atividade cumpre com as orientações curriculares para o 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente com a área de ‘Estudo do Meio’, no domínio de ‘ Conhecimento do Meio Natural e Social’, Subdomínio ‘Viver melhor na Terra’ no que diz respeito a sistematização das modificações ocorridas no corpo, funções principais de órgãos constituintes e funções vitais de sistemas humanos, e estabelecimento de relações entre características fisionómicas de membros da mesma família.

Nota: retirado do site Metas de Aprendizagem do Ministério da Educação.

Material necessário

  • Cartolina de duas cores diferentes (duas/grupo)
  • Imagens recortadas das características físicas (inserido no Guia para descarregar)
  • Tiras de combinações das diferentes características (inserido no Guia para descarregar)
  • Chave da “Receita de ADN” (inserido no Guia para descarregar)
  • Lápis ou canetas de cor
  • Fita-cola ou cola
  • Tesoura
  • Envelopes

Duração Prevista

Introdução da atividade aos alunos: 20-30 minutos

Explorar – Construção do amigo imaginário: 30-40 minutos

Observação e discussão dos resultados: 20 minutos

Tempo total necessário: 70-100 minutos

NOTA: Não inclui preparação prévia de material

QUEM SOMOS

O Ciência em Três é uma plataforma que reúne recursos para a aprendizagem das Ciências da Vida, desenvolvidos pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Destina-se a professores de todos os ciclos de ensino pré-universitário, educadores e comunicadores de Ciência, e a todos os curiosos pelas Ciências da Vida.
Questionar, explorar e descobrir o mundo que nos rodeia, são três tempos de ciência que consideramos fundamentais para a sua aprendizagem e o desenvolvimento de espírito crítico. São também a marca que dá a esta plataforma o seu nome e as suas características únicas.
Explore os nossos materiais e desafie-se, transformando as suas aulas num laboratório de criatividade e entusiasmo!

NEWSLETTER

Para que possa receber informação sobre conteúdos novos inseridos nesta plataforma, subscreva a nossa newsletter.

SUBSCREVER

Depois de implementar esta atividade, diga-nos como correu. Há algum aspecto que gostaria de ver melhorado?

Projetos Relacionados