Insetos com Classe

Insetos com Classe

Atividade dos Insetos com Classe

Será que uma aranha, uma centopeia e um escaravelho são insetos?

Nesta atividade os alunos exploram de que forma as espécies de seres vivos são classificadas em grupos – Taxonomia – comparando e agrupando insetos segundo características físicas facilmente observáveis e relacionando essas características com as de outros artrópodes.

Especificamente, os alunos usam um género de chave dicotómica, que eles próprios ajudam a construir, para organizar diferentes artrópodes em “caixas” que representam diferentes características físicas e anatómicas desses animais. Deste modo, tentam perceber quais as caixas que os diferentes animais partilham entre si e aquelas em que apenas um deles existe.

Objetivos da Atividade

  • Compreender como são classificados os seres vivos – Taxonomia.
  • Aprender ou recordar como são nomeadas as espécies.
  • Comparar e agrupar insetos segundo características físicas observáveis.
  • Relacionar as características dos insetos com as de outros artrópodes.
  • Compreender a importância da Taxonomia para a Ciência e a Sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem aqui listados correspondem a conceitos e noções que se pretende que os alunos conheçam com a realização desta atividade:

 Os seres vivos que se conhecem estão classificados em grupos de características semelhantes, designados por Taxa (Taxon, no plural).

 A classificação dos seres vivos segue um sistema de classificação hierárquico em ordem ascendente de número de características cada vez mais diferentes – Espécie, Género, Família, Ordem, Classe, Filo, Reino.

 Para classificar os seres vivos, é preciso primeiro observar a sua forma e como se comportam. Depois eles são organizados em grupos, como se os colocássemos em ‘caixas’, consoante as semelhanças e diferenças entre eles.

 Os insetos partilham em comum as seguintes características: corpo dividido em 3 partes (cabeça, tórax e abdómen), 3 pares de patas, 2 ou 1 par de asas e 1 par de antenas. A aranha e a centopeia distinguem-se dos insetos por não partilharem as características atrás descritas mas ambos os grupos de animais pertencem ao grupo dos artrópodes. Os artrópodes partilham características como: o corpo dividido em segmentos, a presença de um exosqueleto e de apêndices.

Ligação ao Currículo

 Esta atividade cumpre com as orientações curriculares para a Educação Pré-escolar, nomeadamente com a área de ‘Conhecimento do Mundo’, no domínio de ‘Conhecimento do Ambiente Natural e Social’ no que diz respeito a: a) constatação de que os animais apresentam características próprias e únicas e podem ser agrupados segundo diferentes critérios; b) identificação das diferentes partes constituintes de vários tipos de animais e reconhecimento de alguns aspectos das suas características físicas e modos de vida.

 Esta atividade cumpre com as orientações curriculares para o 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente com a área de ‘Estudo do Meio’, no domínio de ‘ Conhecimento do Meio Natural e Social’, Subdomínio ‘Viver melhor na Terra’ no que diz respeito a caracterização de modificações que ocorrem nos seres vivos e relação destas com manifestações de vida.

Nota: retirado do site Metas de Aprendizagem do Ministério da Educação.

Material necessário

Por cada grupo:

  • 1 cartolina
  • 1 conjunto de imagens de insetos “desconhecidos”: formiga, gafanhoto, abelha, borboleta, mosca, libelinha, aranha, centopeia e escaravelho (inserido no Guia para descarregar)
  • ‘Caixas de classificação’ (inserido no Guia para descarregar
  • ‘Chave de classificação’ (inserido no Guia para descarregar)
  • Cola
  • Tesoura
  • Caneta de filtro
  • Lápis ou caneta

Duração Prevista

Introdução da atividade aos alunos: 20-30 minutos

Explorar 1 – Classificação dos Insetos: 30-40 minutos

Explorar 2 – Quem é quem?: 20-30 minutos

Discussão dos Resultados e Conclusões: 20-30 minutos

Tempo total necessário: 90-120 minutos

NOTA: Não inclui preparação prévia de material

QUEM SOMOS

O Ciência em Três é uma plataforma que reúne recursos para a aprendizagem das Ciências da Vida, desenvolvidos pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Destina-se a professores de todos os ciclos de ensino pré-universitário, educadores e comunicadores de Ciência, e a todos os curiosos pelas Ciências da Vida.
Questionar, explorar e descobrir o mundo que nos rodeia, são três tempos de ciência que consideramos fundamentais para a sua aprendizagem e o desenvolvimento de espírito crítico. São também a marca que dá a esta plataforma o seu nome e as suas características únicas.
Explore os nossos materiais e desafie-se, transformando as suas aulas num laboratório de criatividade e entusiasmo!

NEWSLETTER

Para que possa receber informação sobre conteúdos novos inseridos nesta plataforma, subscreva a nossa newsletter.

SUBSCREVER

Depois de implementar esta atividade, diga-nos como correu. Há algum aspecto que gostaria de ver melhorado?

Projetos Relacionados