Mãos Limpas, Corpo Saudável

Mãos Limpas, Corpo Saudável

Atividade das Mãos Limpas, Corpo Saudável

O que será que existe nas mãos para que tenhamos de andar sempre a lavá-las?

Esta atividade encontra-se estruturada em duas partes:

(1) Mãos Sujas!

Os alunos investigam o efeito que diferentes tempos de lavagem têm na remoção de tinta nas mãos. Pretende-se assim estabelecer uma analogia à sujidade acumulada nas mãos, e determinar o tempo mínimo necessário para que essa sujidade aparente seja eliminada. Também, esta atividade servirá para eliminar a variável tempo de lavagem das mãos nos passos da atividade 2.

(2) Tenho Micróbios nos Dedos?

Os alunos recorrem a meio de cultura para fazer crescer micróbios existentes nas mãos, comparando os resultados antes e depois de lavarem as mãos. Esta atividade revela a existência de seres vivos microscópicos – os micróbios – nas mãos, mesmo que aparentemente limpas. Permite relacionar os resultados com noções de higiene e transmissão de doenças e impacto no comportamento das pessoas. Permite ainda trabalhar a mensagem da importância da lavagem das mãos no controlo da transmissão de doenças.

Objetivos da Atividade

  • Compreender o conceito de sujidade não visível das mãos
  • Executar e interpretar experiências que revelam a sujidade invisível das mãos (micro-organismos)
  • Introduzir e/ou aprofundar conceitos de ser vivo, micro-organismo
  • Descrever a importância da lavagem das mãos, estabelecendo relações com o controlo de transmissão de doenças

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem aqui listados correspondem a conceitos e noções que se pretende que os alunos conheçam com a realização desta atividade:

 Existe um tempo mínimo estabelecido durante o qual devemos lavar as mãos para que elas estejam aparentemente bem limpas.

 Existe sujidade nas mãos para além daquela que conseguimos ver.

 Os micro-organismos são seres vivos, não visíveis a olho nu, que se reproduzem e propagam no meio ambiente, vivendo por todo o lado. Daí que, sempre que, por exemplo, tocamos em algo podemos ficar com micro-organismos nas mãos.

 Alguns micro-organismos são patogénicos, causando doenças a humanos.

 A lavagem frequente das mãos com água e sabão é importante para evitar que os micro-organismos se alojem nas nossas mãos e assim nos transmitam doenças, ou nós aos outros.

Ligação ao Currículo

Esta atividade cumpre com as orientações curriculares para a Educação pré-escolar, nomeadamente com a área de ‘Conhecimento do Mundo’, no domínio de ‘Dinamismo das Inter-Relações Natural-Social’ no que diz respeito a usar e justificar algumas razões de práticas de higiene corporal, alimentar, saúde e segurança.

Esta atividade cumpre com as orientações curriculares para o 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente com a área de ‘Estudo do Meio’, no domínio de ‘Dinamismo das Inter-relações Natural-Social’, Subdomínio ‘Viver melhor na Terra’ no que diz respeito ao conhecimento e aplicação de normas e cuidados de saúde.

Nota: retirado do site Metas de Aprendizagem do Ministério da Educação.

Material necessário

Mãos Sujas!:

  • Bata ou avental (1/aluno)
  • Cronómetro (1/grupo)
  • Venda para os olhos (2/grupo)
  • Tinta lavável (indicada para crianças)
  • Pontos de água
  • Papel absorvente (por exemplo, rolo de cozinha ou toalhas)
  • Papel de jornal (ou outro que absorva tinta)

Tenho Micróbios nos Dedos?

  • Placas de Petri (2/aluno)
  • Nutriente agár-agár em pó
  • Micro-ondas ou Banho-maria
  • Agitador magnético
  • Magnete
  • Pontos de água
  • Sabonete anti-bacteriano
  • Incubadora (opcional)
  • Frigorífico
  • Fonte de chama (lamparinas)
  • Balança
  • Suporte para pesagens
  • Espátula
  • Proveta
  • Frasco de vidro com tampa (500 mL)
  • Parafilme
  • Fita-cola
  • Caneta de acetato (1/grupo)
  • Tesoura
  • Bata ou avental (1/aluno)

Duração Prevista

Introdução da atividade aos alunos: 20-30 minutos

Explorar 1 – Mãos Sujas!: 45-60 minutos

Explorar 2 – Tenho Micróbios nos Dedos?: 45-60 minutos (por dias separados)

Discussão dos Resultados e Conclusões: 20-30 minutos

Tempo total necessário: 130-180 minutos

NOTA: Não inclui preparação prévia de material

QUEM SOMOS

O Ciência em Três é uma plataforma que reúne recursos para a aprendizagem das Ciências da Vida, desenvolvidos pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Destina-se a professores de todos os ciclos de ensino pré-universitário, educadores e comunicadores de Ciência, e a todos os curiosos pelas Ciências da Vida.
Questionar, explorar e descobrir o mundo que nos rodeia, são três tempos de ciência que consideramos fundamentais para a sua aprendizagem e o desenvolvimento de espírito crítico. São também a marca que dá a esta plataforma o seu nome e as suas características únicas.
Explore os nossos materiais e desafie-se, transformando as suas aulas num laboratório de criatividade e entusiasmo!

NEWSLETTER

Para que possa receber informação sobre conteúdos novos inseridos nesta plataforma, subscreva a nossa newsletter.

SUBSCREVER

Depois de implementar esta atividade, diga-nos como correu. Há algum aspecto que gostaria de ver melhorado?

Projetos Relacionados