A Máquina dos Genes

A Máquina dos Genes

Atividade da Máquina dos Genes

Humm…Saber tudo sobre os meus genes. Sim ou não?

Esta atividade encontra-se estruturada em três partes:

(1) “Senhoras e Senhores: a Máquina dos Genes” – os alunos representam uma dramatização de um talk-show que serve de cenário para introduzir questões da influência da informação genética nas características físicas, psicológicas e comportamentais das pessoas.

(2) “A escala genética” – os alunos são expostos a várias situações que suscitam o debate sobre as componentes hereditárias e ambientais de diferentes doenças e características físicas e de personalidade.

(3) “Prós e contras dos testes genéticos” – os alunos são expostos a várias situações que suscitam o debate sobre as questões éticas e sociais relacionadas com os testes genéticos .

 

A dramatização e as atividades que a acompanham foram adaptadas a partir da atividade original Meet the Gene Machine, desenvolvida pelo grupo Graphic Science da University of the West of England, Bristol, no Reino Unido.

Objetivos da Atividade

(EXPLORAR 1) “Senhoras e Senhores: a Máquina dos Genes”:

  • Consolidar conceitos básicos de Genética e Biologia Molecular, de forma lúdica: gene, DNA, etc.
  • Explorar uma forma diferente de introduzir um debate sobre ciência.
  • Abordar conceitos científicos de uma forma relaxada e divertida.
  • Alertar para as implicações dos testes genéticos na vida das pessoas. Envolver alunos e professores.

 

(EXPLORAR 2) “A escala genética”:

  • Esclarecer/aprofundar alguns conceitos de Genética (ex: fenótipo, genótipo, gene, dominante, recessivo).
  • Abordar algumas das incertezas na área da Genética.
  • Envolver todos os alunos e estimular perguntas e respostas, e debate sobre cada característica.
  • Aprender a pesquisar e a organizar informação científica a partir de várias fontes.

 

(EXPLORAR 3) “Prós e contras dos testes genéticos”:

  • Conhecer e aprofundar alguns dilemas éticos suscitados pelos testes genéticos (e a ciência em geral).
  • Investigar de que forma a ciência e a tecnologia afectam as vidas e trabalho dos cidadãos.
  • Explorar questões-chave de direitos humanos.
  • Refletir sobre os seus valores sociais e morais pessoais.
  • Desenvolver capacidades de análise crítica, de síntese, de debate e de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Ligação ao Currículo

 Estas atividades, por envolverem o debate de questões éticas e sociais, podem enquadrar-se nos objetivos da disciplina de Filosofia de 11º e 12º ano. No entanto, podem igualmente ser aplicadas no âmbito das disciplinas das Ciências da Vida de forma a complementar os conhecimentos sobre conceitos científicos relacionados.

Material necessário

“Senhoras e Senhores: a Máquina dos Genes”:

  • Uma mesa, duas cadeiras, uma “máquina dos genes”
  • Um jarro com flores
  • Cartões de apresentador
  • Argumento da peça (inserido no Guia para descarregar)

NOTA: Os alunos e professor devem construir o cenário desta peça tal como o imaginarem. Em cima listamos apenas algumas sugestões.

 Escala Genética:

  • Dois placards (tamanho A3 ou maior), um tem escrito ‘Muito genético’ e o outro ‘Nada genético’ (inserido no Guia para descarregar)
  • Cartões (tamanho A4 ou maior) contendo algumas características, que os alunos colocam entre os placards maiores (inserido no Guia para descarregar)

 Prós e contras dos testes genéticos:

  • Cartões plastificados (tamanho A5) com a declaração e a escala de ‘concordância’ de um lado, e informação adicional (relacionada com a declaração) do outro (inserido no Guia para descarregar).
  • Caneta de acetato

Duração Prevista

Explorar 1 – “Senhoras e Senhores: a Máquina dos Genes

Introdução da atividade aos alunos: 20-30 minutos

Dramatização da peça: 15-20 minutos

Tempo total necessário: 60 minutos

 

Explorar 2 – Escala Genética

Introdução da atividade aos alunos: 20-30 minutos

Debate: 30 minutos

Tempo total necessário: 60 minutos

 

Explorar 3 – Prós e contras dos testes genéticos

Introdução da atividade aos alunos: 20-30 minutos

Debate: 50 minutos

Tempo total necessário: 60 – 90 minutos

NOTA: Não inclui preparação da dramatização e ensaios nem a preparação de outros materiais.

SUGESTÃO: Para acompanhar a dramatização, pode optar-se por fazer apenas umas das atividades, a “escala genética” ou “prós e contras dos testes genéticos”, tentando integrar as duas numa aula de 90 minutos.

QUEM SOMOS

O Ciência em Três é uma plataforma que reúne recursos para a aprendizagem das Ciências da Vida, desenvolvidos pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Destina-se a professores de todos os ciclos de ensino pré-universitário, educadores e comunicadores de Ciência, e a todos os curiosos pelas Ciências da Vida.
Questionar, explorar e descobrir o mundo que nos rodeia, são três tempos de ciência que consideramos fundamentais para a sua aprendizagem e o desenvolvimento de espírito crítico. São também a marca que dá a esta plataforma o seu nome e as suas características únicas.
Explore os nossos materiais e desafie-se, transformando as suas aulas num laboratório de criatividade e entusiasmo!

NEWSLETTER

Para que possa receber informação sobre conteúdos novos inseridos nesta plataforma, subscreva a nossa newsletter.

SUBSCREVER

Depois de implementar esta atividade, diga-nos como correu. Há algum aspecto que gostaria de ver melhorado?

Projetos Relacionados