VÍDEOS

CONCEITOS QUE SÃO DIFÍCEIS DE EXPLICAR ÀS VEZES SÃO MAIS FÁCEIS DE VER!

SE ANTES NÃO ENCONTRAVA NADA NA INTERNET, AGORA PODE COMPLEMENTAR AS SUAS AULAS DE CIÊNCIA COM VÍDEOS VALIDADOS CIENTIFICAMENTE E FALADOS NA LÍNGUA PORTUGUESA.

A secção VÍDEOS reúne animações produzidas pelo Instituto Gulbenkian de Ciência para serem usadas como ferramenta auxiliar às atividades científicas aqui propostas ou de forma independente. Cada vídeo explora uma temática diferente que se relaciona, simultaneamente, com áreas de investigação do instituto e o currículo escolar português, nos diferentes níveis de ensino. Não obstante a sua ligação ao ambiente escolar, nós achamos que estes vídeos podem ser vistos e partilhados em qualquer contexto e idade.

Os Meus Genes: Saber ou não Saber Quem Sou

Será que gostariam de saber tudo sobre a vossa informação genética? Começando nos conceitos de hereditariedade, passando pela sequenciação do genoma humano, esta animação leva-nos a questionar sobre implicações sociais e éticas resultantes do acesso a mais informação, procurando fazer-nos refletir sobre as nossas próprias escolhas.

Idades-alvo: 16-18 anos

Se desejar obter uma cópia dos vídeos para reprodução offline, por favor, contacte-nos.

 Utilize este vídeo na atividade A Máquina dos Genes

NÓS, OS FANTÁSTICOS SERES VIVOS: UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE EVOLUÇÃO

Explora como surgiu toda a diversidade de seres vivos na terra a partir de um antepassado comum: o conceito de Evolução. Fala da árvore da vida, em que todos os seres vivos são aparentados, e explica de que forma ocorre o aparecimento de novas espécies. Aborda ainda a contribuição dos estudos sobre Evolução para outras áreas científicas e para a sociedade. Este vídeo é uma coprodução do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB).

Idades-alvo: 8 aos 12 anos

Se desejar obter uma cópia dos vídeos para reprodução offline, por favor, contacte-nos.

Eu e o Meu Corpo

Explora o conceito de células e das diferentes metodologias usadas pelos cientistas na investigação. Tem como objetivo explicar a existência de diferentes tipos de células e a sua função no corpo humano, e como a diversidade celular é essencial aos órgãos, também eles com diferentes formas e funções. Além disso, aborda-se como é adquirido o conhecimento científico em biomedicina, nomeadamente o uso de técnicas in vitro, microscopia e uso de animais em investigação, e a contribuição da investigação científica para a saúde humana.

Idades-alvo: 8 aos 12 anos

Se desejar obter uma cópia dos vídeos para reprodução offline, por favor, contacte-nos.

 Utilize este vídeo na atividade Eu e o Meu Corpo I ou II

Não encontrou o que procurava? Há algum tema que gostaria de ver aqui tratado?